07/07/2006

CDs #87: Mahler, Symphony No.8

"Esta sinfonia é um dom à nação. Todas as anteriores não passavam de prelúdios a ela: as minhas outras obras são trágicas e subjectivas, esta é uma imensa dispensadora de alegria". A frase é de Gustav Mahler (1860-1911), numa carta de 1906 dirigida ao seu amigo Richard Specht (1870-1932). Nesse mesmo ano escreveu a um outro amigo seu, o maestro Willem Mengelberg (1871-1951): "Acabei de terminar a minha 8ª - é a maior obra que escrevi até hoje". A satisfação é evidente, e o compositor tinha boas razões para tal, ou não tivesse esta sinfonia, estreada pelo próprio no dia 12 de Setembro de 1910, representado o seu maior sucesso até à data.

Num relativo curto espaço de tempo, entre 1899 e 1907, Mahler escreveu 5 sinfonias. A última dessas, a , resultou de um período particularmente criativo, e foi esboçada em apenas 3 semanas. Já aqui
referimos anteriormente, a propósito de um outro disco, que a representou um regresso às sinfonias vocais, neste caso moldada ao texto de Fausto, de Goethe (1749-1832). Isto no segundo andamento, pois para o primeiro Mahler inspirou-se no hino Veni, creator spiritus, do monge beneditino e teólogo Raban Maur (748-856).

Nesta obra, Mahler deu um relevo especial à voz, inédito em obras sinfónicas. É dele próprio a explicação: "as vozes são usadas como instrumentos". Como já alguém (1) escreveu, estamos perante uma sinfonia para solistas, coros e orquestra, e não uma sinfonia com solistas e coros.

Gustav Mahler nasceu há 146 anos, no dia 7 de Julho de 1860.

O disco aqui referenciado hoje tem excelentes interpretações do notável grupo de solistas, e conta com o maestro Simon Rattle à frente da Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham
. Orquestra que ele abandonou para tomar conta dos destinos da Orquestra Filarmónica de Berlim, onde sucedeu ao italiano Claudio Abbado (1933-).




Gustav Mahler
Symphony No.8 in E flat.
Christine Brewer, Soile Isokoski, Juliane Banse (sopranos), Birgit
Remmert, Jane Henschel (meios-sopranos), Jon Villars (tenor), David
Wilson-Johnson (barítono), John Relyea (baixo)
City of Birmingham Symphony Chorus
London Symphony Chorus
City of Birmingham Symphony Youth Chorus
Toronto Children's Chorus
City of Birmingham Symphony Orchestra
Simon Rattle
EMI 5 57945-2
(2004)


Internet

Gustav Mahler
bbc.co.uk
/ Une Discographie de Gustav Mahler / Classical Music Pages / Wikipedia

Simon Rattle
Calouste Gulbenkian Foundation / Official Website / Wikipedia


(1) Guia da Música Sinfónica, de François-René Tranchefort

Sem comentários:

Enviar um comentário